O filme “Nosso Verão Daria Um Filme”, foi lançado em 2023, tendo uma duração de 1h46min. Na direção, conta com a presença de Zacharias Mavroedis. A obra, que pode ser assistida na plataforma Reserva Imovision, tem Yorgos Tsiantoulas, Roubini Vasilakopoulou, Andreas Labropoulos no elenco.
Sinopse de Nosso Verão Daria Um Filme (2023)
Em Nosso Verão Daria Um Filme vemos dois melhores amigos: Demos (Yorgos Tsiantoulas) e Nikitas (Andreas Labropoulos) aproveitando os dias de verão em uma praia em Atenas, na Grécia. Em meio a suas conversas, eles recordam de várias coisas que aconteceram no último verão, que vão sendo exibidas como se fosse um filme o qual eles planejam criar. No decorrer do processo, pendências entre eles voltam à tona.
Leia também: Rivais (Challengers) – 2024 – Crítica de filme
A vida dentro da metalinguística cinematográfica
Nosso Verão Daria um filme é uma comédia bastante agradável, com um pendor popular e que traz pautas interessantes a serem discutidas, mas de forma bastante acessível. A obra, em linhas gerais, aborda questões relacionadas à relacionamentos, não só afetivo/amorosos, mas também de amizade. Fala também, ainda que em menor quantidade, dos problemas geracionais.
Um ponto muito interessante e também o mais forte do forte é a questão da metalinguística. O filme não aborda apenas os elementos citados anteriormente, mas o próprio fazer cinematográfico, versa a respeito do processo de se criar uma história e se fazer um filme com ela, com todas as decisões que isso inclui, desde a criação do roteiro, até a questão da locação, de orçamento, etc.
Durante todo o desenrolar do filme, temos um joguete de cenas, onde por vezes contemplamos a “vida real” dos personagens, e em outros momentos somos contemplados com a visão do filme que está sendo planejado pelos protagonistas. Em outras palavras, a obra toda é permeada, de maneira alternada, por momentos “atuais” dos personagens e por flashs do filme que eles estão desejando montar.
O intuito dos protagonistas é fazerem um filme a respeito de coisas das quais eles viveram, de vivências pessoas e particulares deles. Eles relembram essas vivências, essas situações as quais passaram e as imaginam dentro da perspectiva cinematográfica.
É um filme dentro de um filme dentro de um filme. Somos contemplados não só com as reflexões sobre diferentes questões sobre vivências gays e sobre relacionamento, mas também com o próprio processo em si de contar essa história. Aqui não é só a vida e as experiências de pessoas LGBT dentro de relacionamentos que são abordadas, mas temos a presença de um intenso caráter metalinguístico.
A estrutura e da narrativa da obra vão se aprofundando e ganhando cada vez mais cores e complexidade conforme vai sendo desnudada e desenvolvida aos nossos olhos. A história, que parece simples a priori, vai mostrando num crescente toda a sua densidade. Aqui, a representação da realidade não apenas é construída pelos personagens, mas também os personagens são construídos por essa representação, em um movimento dialético.
Um ponto negativo, por assim dizer, é que o filme peca um pouco em não mostrar mais do personagem Nikitas. Podemos observar muito mais e muito melhor os lados, versões e nuances de Demons com muito mais abundância e riqueza, mas pouquíssimo vemos de Nikitas, de suas angústias pessoais e também de suas mágoas em relação ao amigo.
Nosso Verão Daria Um Filme é um filme leve, divertido e excelente de ser desvendado enquanto expectador.