Elvis (2022) – Crítica do filme

O filme “Elvis” foi lançado em julho de 2002, contando com uma duração de 2h39 min. A obra é dirigida por Baz Luhrmann e teve no elenco a presença de Austin Butler, Tom Hanks, Dacre Montgomery, Olivia DeJonge. Saiba mais aqui no Cinemarte.

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Créditos da imagem: Vox/Reprodução

Sinopse de Elvis (2022)

Elvis é a cinebiografia do famoso ícone da música, mostrando a vida e a carreira do cantor por décadas a fio, desde sua ascensão até o estrelato. Conta ainda sobre a complexa relação do artista com seu empresário Tom Parker, além de mostrar sua relação com Priscila Presley.

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Quem é o verdadeiro protagonista?

“Elvis” é uma cinebiografia de Elvis Presley que segue a jornada do jovem cantor até se tornar um dos maiores ícones da música no mundo. O filme é dirigido com habilidade por Baz Luhrmann, que traz uma energia vibrante e autêntica para a tela. A história é contada de forma elegante, capturando com precisão a atmosfera dos anos 50 e 60, período em que Elvis se destacou na indústria da música.

Austin Butler, que interpreta Elvis, oferece uma atuação impressionante, trazendo à vida a voz e as maneiras características do cantor. Butler é acompanhado por um elenco estelar, incluindo Tom Hanks como o agente de Elvis, e Olivia DeJonge como a esposa do cantor, Priscilla.

A trilha sonora é um destaque do filme, com algumas das músicas mais icônicas de Elvis sendo apresentadas de maneira autêntica e emocionante. A cinematografia é maravilhosa, retratando os locais históricos com uma paleta de cores rica e vibrante.

A narrativa, no entanto, não é tão feliz quanto os aspectos citados acima. A história contém vários furos e lacunas, sem falar na escolha tremendamente equivocada em priorizar cenas, elementos e contextos não tão importantes assim e acabar, por outro lado, dando uma mera e simplória pincelada em coisas mais importantes e relevantes. Tudo ali é muito jogado, excessivamente recortado e ainda por cima mal recortado.

Claro, toda cinebiografia possui N maneiras de retratar a vida da pessoa em questão e isso implica a escolha por diferentes recortes, onde inevitavelmente algumas coisas terão de ficar de fora, mas tudo será compensado pelas luzes jogadas em determinados aspectos de uma história., dando uma nova e diferente perspectiva do assunto.

No entanto, apesar de ser interessante a ideia de mostrar a complexa relação de Elvis com seu agente, ela acaba tomando conta do filme muitas vezes, mais do que deveria ou seria interessante. Isso ocorre a tal ponto que Elvis, na perspectiva colocada pela narrativa, se torna uma figura excessivamente passiva. Mais do que isso, esse foco excessivo e exagerado no agente nos força a questionar se o verdadeiro protagonista do filme não seria o agente. E, definitivamente, não é isso que queremos ou esperamos ver.

 

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Redatora web há 7 anos. Faço parte da equipe de redação do Cinemarte, escrevendo reviews das séries e filmes que assisto!

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